E ai, quer aprender como vender no Instagram? Chegou a hora! Siga a leitura, faça anotações e me mande as suas dúvidas. Vamos crescer juntos. ?
Para vender no Instagram é preciso, primeiro, construir o modelo de negócio da sua empresa. Feito isso, e da mesma importância, é preciso estruturar a jornada que seu lead vai percorrer até chegar ao momento da compra.
Entender as ferramentas que o Instagram proporciona aos empreendedores não é difícil. Com a prática diária, e boas fontes de pesquisa, logo você pega o jeito. O desafio está em desenvolver toda a comunicação que você vai ter com os seus futuros clientes.
No conteúdo de hoje vamos focar, especificamente, nas ferramentas e atualizações que o Instagram trouxe em 2024. Se você ainda não fez o seu Modelo de Negócio, ou estruturou a Jornada do Cliente, não se preocupe, vou deixar a indicação de dois conteúdos super úteis no final da leitura.
Como faço para vender no Instagram?
Não existe uma fórmula para vender no Instagram, tudo depende das estratégias que você adota para dialogar com o seu público. Apesar disso, podemos destacar alguns passos cruciais que nos ajudam a performar melhor na internet. E eles são o Branding e Identidade Visual.
Invista no Branding
Dentro do Marketing, o branding, ou brand management, é a gestão das estratégias digitais que consolidam como as pessoas enxergam a sua empresa. Estas, relacionadas ao seu valor, propósito, identidade e ao seu posicionamento.
Quando as lideranças das empresas entendem que é preciso estruturar um processo para que os resultados sejam alcançados, elas passam a pensar mais estrategicamente sobre as ações que moldam o seu posicionamento e identidade no mercado.
A gestão de Branding envolve um planejamento a logo prazo, onde os signos que compõem a identidade visual da marca são estruturados para como a sua empresa é percebida pelas pessoas.
É por isso que ter um propósito, e ser fiel a ele, promove o crescimento sustentável das empresas. O seu público passa a percebê-las como lideranças do segmento e, então, confiam que elas terão as melhores soluções.
O Branding pensa além da logotipo das empresas, ele se relaciona diretamente com os sentimentos, sensações e percepções das pessoas. Mais uma vez, ser autêntico faz toda a diferença!
Crie uma Identidade Visual única
A Identidade Visual é composta por elementos gráficos e visuais que, juntos, comunicam às pessoas quais são as ideias, valores e o propósito das empresas.
Essas características são passadas através do slogan, nome, tipografia, logo, cores e outras peças desenvolvidas pela equipe de Marketing Digital.
A identidade visual está diretamente relacionada a maneira como as pessoas enxergam as empresas, o que elas solucionam e como se posicionam no mercado.
Assim, quando o momento de tomada de decisão, ou compra, chega, as empresas passam a ser reconhecidas pelo seu público.
O primeiro passo para uma identidade visual de sucesso é ter clareza de quem você é, e como quer ser visto no mercado.
Como fazer a primeira venda no Instagram?

Bom, agora que já conversamos sobre Branding e Identidade Visual, chegou a hora de entendermos melhor como fazer a primeira venda no Instagram.
Após criar a sua conta do seu negócio na rede social, é preciso separar um tempo para estruturar as estratégias de Tráfego Orgânico e Pago que serão utilizadas para alcançar as pessoas no Instagram.
Observação importante: você precisa ter uma conta no Facebook, assim como configurar os ativos necessários para criar campanhas pagas no Gerenciador de Anúncios.
Para fazer isso, você deve utilizar a Pesquisa de Mercado realizada durante o desenvolvimento do Modelo de Negócio, bem como os arquétipos de marca, cores e tipografias que compõem a Identidade Visual da sua empresa.
Tráfego Orgânico
O Tráfego Orgânico é uma estratégia que busca alcançar as pessoas através de conteúdos informativos ou de entretenimento, estes, com mais chance de serem compartilhados, aumentando o engajamento da publicação e aparecendo com prioridade no Instagram.
Ele pode ser composto por fotografias, sempre de boa qualidade e criatividade, ou vídeos que compartilhem informações e despertam a curiosidade das pessoas em conhecer a sua marca. Lembre-se sempre de utilizar o Instagram com constância e consistência, dessa forma, você pode aprender mais sobre o seu público-alvo com os algoritmos que a rede social gera.
Dê atenção ao Tráfego Orgânico, viu? As pessoas, principalmente no Brasil, ainda não entendem a necessidade de compartilhar bons conteúdos para um retorno financeiro mais saudável. Além de posicionar a marca no ambiente digital ao trabalhar a sua autoridade, o Tráfego Orgânico também prepara a rede para receber campanhas pagas.
Tráfego Pago
Vamos começar desfazendo alguns boatos. Investir em Tráfego Pago não é sinônimo de sucesso empresarial. Muito menos de entrada de clientes para a carteira da empresa. Ele é uma estratégia que, quando bem estruturada, traz leads qualificados para dentro do negócio.
E o que significa uma estratégia bem estruturada, afinal?
Entender as características do seu público-alvo, como ele se comporta na internet, quais são seus hábitos de consumo e, principalmente, as soluções que ele está procurando – e que você pode oferecer. Todas essas informações podem ser usadas para segmentar o público dentro do Gerenciador de Anúncios.
O Tráfego Pago serve para impulsionar campanhas digitais, de preferência bem pensadas. Isso inclui testar as melhores abordagens textuais, de imagem, sonoras, e também em quais lugares, e quando, você vai aparecer.
O que é bom para vender no Instagram?
Meus anos de experiência com Tráfego Digital mostraram que é possível “vender” de tudo no Instagram. A questão é como você vai fazer isso. Lembra que falamos sobre a Jornada do Cliente? Ela entra aqui.
Apesar do Instagram oferecer ferramentas que facilitam a compra de produtos, o intuito da plataforma é fazer as pessoas socializarem. O primeiro passo é entender em que fase da jornada de compra a rede social vai ser necessária. Vou ilustrar dois possíveis casos:
- você vende produtos, possui um e-commerce e o conecta com o Instagram Shopping, encurtando a jornada de compra do cliente.
- você presta serviços e usa o Instagram como um canal intermediário, que conecta o lead a central de vendas da sua empresa (para o whatsapp, por exemplo).
H2: Como funciona a venda de produto no Instagram?
Você já viu aquelas sessões separadas no feed e ficou pensando como funciona a venda de produto no Instagram? Agora eu vou te contar! Ela é feita através de um recurso disponibilizado pela rede social em 2018, o Instagram Shopping.
Desde então, o Instagram Shopping vem se atualizando, sendo possível apresentar os seus produtos em categorias e fazer a sua marcação no próprio feed da conta. Ao clicar, o usuário é direcionado para fazer a compra dentro do seu e-commerce, ou através de um link de pagamento.
E aí, gostou do conteúdo? Fez sentido? Deixa as suas percepções nos comentários, elas vão me ajudar a melhorar, cada vez mais, o que quero compartilhar com vocês aqui. 🙂
Referências:
- Como vender Pelo Instagram: Como Vender Pelo Instagram
- Passo a passo para usar o Instagram Shopping: Passo a Passo para Usar o Instagram Shopping