Gestão de Tráfego Digital e Marketing de Conteúdo

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Por que a Gestão de Tráfego é Importante? 

Gestão de Tráfego Digital

A Gestão de Tráfego é um conjunto de técnicas, aplicadas no Marketing Digital, para atrair e conduzir os visitantes às plataformas e redes das empresas. Essa estratégia aumenta oportunidades de negócio, assim como melhora o posicionamento e autoridade das marcas no mercado. 

Procurada por muitas empresas, a Gestão de Tráfego garante a melhor performance das marcas nos ambientes digitais. Afinal, com o suporte dos especialistas certos, saber como dialogar com o público nas redes digitais é um dos fatores decisivos ao sucesso das empresas. 

Estamos falando de empresas de todos os tamanhos, viu? Especialmente as de pequeno e médio porte. Para essas, ter uma presença digital consolidada, assim como a Jornada do Cliente estruturada, afeta exponencialmente o seu faturamento no final do mês.

O que é Gestão de Tráfego Digital?

Para falarmos sobre o que é a Gestão de Tráfego Digital, primeiro, é preciso entender o que é Tráfego Digital e como ele pode impulsionar o crescimento das empresas. Vamos lá?

Tráfego Digital

O Tráfego Digital é o fluxo de pessoas que visitam o site, Instagram, Linkedin, ou qualquer outra plataforma que a sua empresa utiliza para estar presente na internet. Os usuários podem acessar as suas redes através de dois caminhos, o bom posicionamento nas plataformas, ou investindo em anúncios online. Essas “vias” são chamadas de Tráfego Orgânico e Tráfego Pago. 

Vamos voltar a falar sobre esses dois tipos de tráfego em breve, mas, por ora, quero me ater à importância da Gestão de Tráfego Digital para o desenvolvimento saudável dos negócios. 

Hoje, onde o público-alvo da sua empresa passa a maior parte do tempo? Com certeza a resposta é navegando na internet (acertei?). Nos aprofundando, as plataformas mais utilizadas são o Instagram e o Google. Existem muitas outras redes que recebem milhões de visitantes diariamente mas, para começar, vamos destacar as duas mais populares. 

Não existem fórmulas para estratégias de Marketing e Vendas bem sucedidas, mas saber dialogar com as pessoas com certeza é o principal pilar para ações saudáveis e assertivas. E isso significa saber onde falar, o que falar e, principalmente, como desenvolver esse diálogo. 

Desenvolver a Gestão de Tráfego Digital do seu negócio inclui estar em constante aprendizado. Seja aprender sobre as plataformas e suas inúmeras atualizações, o comportamento do usuário na internet ou como estruturar processos de vendas em redes sociais. 

Quanta coisa, né? Ainda mais quando soma a todos os compromissos que você tem com as outras áreas do seu negócio. A solução ideal sempre vai ser contratar alguém qualificado, mas e se você estiver no início? Ou, ainda, passando por momentos de aperto financeiro (conheço bem eles, rs)? 

Calma, eu vou te ajudar. ?

Continue acompanhando os conteúdos do meu blog, vou compartilhar dicas, processos e informações para você automatizar e otimizar alguns processos. Ah, mas não se esqueça, para crescer é importante confiar no trabalho de outros profissionais. 

Gestão de Tráfego Digital
Saiba mais sobre Gestão de Tráfego Digital!

Vamos voltar a falar sobre Gestão de Tráfego Digital? Agora que você sabe do que esse termo se trata, está na hora de entender como estruturá-lo em sua empresa. 

Entendendo os tipos de Tráfego Digital

Já falamos aqui que a sua empresa pode ser conhecida (e acessada) através de dois caminhos, o Tráfego Orgânico e o Tráfego Pago. Chegou a hora de entendermos o que são eles, como utilizá-los e, principalmente, qual o momento ideal de aplicá-los em sua estratégia. 

Tráfego Orgânico 

O Tráfego Orgânico trabalha diretamente com o desenvolvimento da autoridade das empresas ao destacá-las nos melhores espaços, ou posicionamentos, da internet. 

Tráfego Orgânico no Google 

Quando falamos nas buscas de pesquisa do Google, os sites que ocupam as três primeiras posições do orgânico (sem a escrita “patrocinado” ao lado, sabe?) detém a maior quantidade de acessos da plataforma. 

Para estar entre os melhores sites é preciso, em resumo, compartilhar conteúdos de qualidade com as pessoas através do seu site. O próprio Google disponibiliza as Diretrizes de Comunidade da plataforma e, lá, é possível se informar de como criar um bom conteúdo para o seu público. 

Tráfego Orgânico no Instagram

Seguindo a mesma lógica, o Tráfego Orgânico no Instagram é desenvolvido junto a autoridade da empresa na internet. Quanto mais consumível for o seu conteúdo na rede, mais pessoas vão acessá-lo

Sabe aqueles conteúdos que aparecem no explorar do seu Instagram? Já percebeu a quantidade de compartilhamentos, comentários e likes dessas publicações? São gigantes, e é por isso que eles estão aparecendo para você. 

Diferente do Google, os conteúdos no Instagram são visuais, com um espaço destaque para os reels. E o intuito de uso da rede social é outro. Enquanto as pessoas acessam o Google para tirar dúvidas e procurar soluções para os seus problemas, o Instagram é utilizado, em sua grande maioria, para gerar entretenimento.

Aqui entra, mais uma vez, entender o comportamento do seu público na internet, o que ele quer consumir e quando está mais atento às postagens no Instagram. Se prepare para criar conteúdos visuais e testar muito! A rede social está em constante transformação, assim como as pessoas. 

Tráfego Pago 

Já o Tráfego Pago, seja no Instagram ou Google, é sobre você investir dinheiro em anúncios para ocupar os espaços digitais de maior visibilidade. 

Se você entender o comportamento do seu público, assim como as suas características, é possível criar anúncios com segmentações de alcance específicas. Com isso, você passa a direcionar a sua campanha às pessoas que se identificam com a sua marca, e com maior potencial de se tornarem clientes

Tráfego Pago no Google 

Para fazer o Tráfego Pago no Google é preciso configurar o Google Ads e participar dos leilões da plataforma para comprar as melhores posições do buscador. As empresas investem nas campanhas através das palavras-chaves, que são assuntos, perguntas ou termos utilizados pelas pessoas ao utilizarem o buscador. 

Dentro do Google Ads, é possível configurar a campanha para que ela só apareça às pessoas que contemplam o público-alvo do seu negócio. Configurações de região, horário e tipos de anúncios também estão disponíveis no Google Ads. 

 Tráfego Pago no Instagram

Enquanto os anúncios do Google são estruturados no Google Ads, as campanhas do Instagram são desenvolvidas no Gerenciador de Anúncios do Facebook. Soa estranho, mas é só porque ambas as redes sociais pertencem a empresa Meta. 

O que você não pode esquecer é que é preciso ter uma conta no Facebook para configurar o gerenciador de anúncios.

Benefícios de um Tráfego Digital saudável

Como vimos até aqui, o Tráfego Digital pode trazer resultados benéficos ao desenvolvimento das empresas. Quando bem estruturado, ele se alia às estratégias de venda e se torna parte da Jornada de Compra dos clientes na internet

Mas, para isso, é importante testar e fazer análises precisas sobre os dados coletados pelas estratégias de Marketing Digital. 

As empresas aprendem muito sobre hábitos do consumidor e também conseguem visualizar o retorno sobre o investimento que estão fazendo. Quando falamos em capital financeiro de giro, entender quanto você gasta para adquirir um novo cliente é crucial. 

Escolhendo os canais digitais certos para o seu negócio

Para escolher os canais digitais que serão usados no seu negócio é preciso, primeiro, entender quais são as redes que o seu público-alvo mais navega. Por exemplo, se o seu público é mais jovem, a probabilidade de encontrá-lo no Instagram é muito grande. 

Se a persona da sua empresa é um diretor de companhias, testar abordagens e campanhas no Linkedin pode ser uma boa opção. Já o Google, por outro lado, é uma plataforma com grande amplitude de usuários, visto que ela oferece uma forma de buscar e sanar dúvidas em poucos cliques. 

Meu conselho? Invista primeiro no Google. Faça um site bem estruturado, otimizado e de acordo com as práticas UX. Ele é como o imóvel comercial do seu negócio, mas online. Tudo vai ficar mais claro e você vai decidir, com mais assertividade, qual canal é ideal para acompanhar o espaço da sua empresa na internet. 

E agora, como estruturar a minha Gestão de Tráfego Digital?

Para estruturar a sua Gestão de Tráfego Digital é importante definir qual é o orçamento total de investimento que a área vai receber pela empresa. Após isso, você precisa fazer um check list com os canais digitais que serão utilizados, quem vai ser responsável por nutrí-los e como a sua marca vai se posicionar na internet. 

Feito isso, chegou a hora de dedicar tempo ao desenvolvimento das estratégias de Marketing Digital. Criei um cronograma de atuação, separe o período de testes para aprender sobre e com o seu público. Tome nota, escreva ideias, produza conteúdos e desenvolva campanhas com propósito. 

Estou assumindo que você já tem o seu produto, ou serviço, bem definido e estruturado, ok? De nada adianta você desenvolver a Gestão de Tráfego Digital do seu negócio, se a empresa não está preparada para atender os clientes

E aí, gostou do conteúdo? Fez sentido? Deixa as suas percepções nos comentários, elas vão me ajudar a melhorar, cada vez mais, o que quero compartilhar com vocês aqui. 🙂 

Até a próxima!

Olá, precisa impulsionar sua empresa?