O tráfego orgânico é o conjunto de estratégias de Marketing Digital usadas para impulsionar as empresas na internet, sem a necessidade de investir em anúncios. Sendo considerado uma das principais estratégias de alcance, relevância e engajamento, o Tráfego Orgânico ajuda as empresas a construírem a sua autoridade com o público, bem como diminuir gastos em campanhas pagas.
O que é Marketing Digital orgânico?
Marketing Digital Orgânico é um termo que compreende o Tráfego Orgânico, ele reúne todas as ações realizadas com o objetivo de gerar visualizações e qualificação dos leads através da jornada de compra (ou de aprendizado) do público nos conteúdos compartilhados pela empresa.
O termo mais utilizado para se referir a esse tipo de estratégia é Tráfego Orgânico mas, independente de como escolher chamá-lo, é importante separar tempo, e pessoas qualificadas, para trabalhar essa frente do Marketing Digital
Por que fazer tráfego orgânico?
O Tráfego Orgânico é importante não só para ajudar na redução de investimentos feitos em campanhas, como também para desenvolver uma relação mais próxima, e de confiança, com os stakeholders da sua marca. Assim, a autoridade da empresa aumenta dentro do seu nicho de atuação, e as pessoas passam a enxergá-la como referência na área.
Relação Custo x Benefício
Ao compararmos os investimentos entre com o tráfego pago, fica nítido que destinar recursos ao alcance orgânico é uma decisão sábia. Isso porque, a longo prazo, o tráfego orgânico traz mais retornos ao negócio. Agora, vamos entender melhor quais retornos são esses.
Custo por Clique e Escalabilidade
Enquanto você precisa pagar pelos cliques gerados nas suas campanhas de tráfego pago, a lógica do tráfego orgânico é outra. Quanto mais relevante e necessário o seu conteúdo for, mais rápido e bem posicionado ele vai aparecer nas redes.
E, ainda, os seus anúncios só são exibidos ao público durante o período em que a campanha estiver recebendo saldo. Quando você parar de pagar o anúncio, ele para de ser exibido.
O Tráfego Orgânico é escalável, principalmente nos buscadores de pesquisa. O principal objetivo do Google, por exemplo, é suprir as dúvidas de quem o acessa. Para fazer isso, ele analisa os conteúdos compartilhados pelas empresas nos sites e, com base nos seus algoritmos, decide quais são os links que vão sanar as dúvidas dos usuários.
Marcas mais relevantes
As empresas que trabalham estratégias de Tráfego Orgânico se destacam em suas áreas de atuação por compartilharem conhecimentos com o público. Ao agregar valor no dia a dia das pessoas, as marcas ganham a confiança dos seus stakeholders, que passam a conferir confiança e autoridade às empresas.
Além disso, ainda falando em confiança, quando você não está tentando “vender”, o público tende a desconfiar menos e estar mais aberto a conhecer a sua marca. Pensando nisso, o próprio Google sinaliza os sites que estão pagando para aparecer, e os usuários já sabem que a intenção de estar lá é vender, não agregar valor.

Como fazer tráfego orgânico?
Para fazer tráfego orgânico você precisa, primeiro, separar tempo para construir o branding da sua marca. Os signos que você escolhe, como linguagem, cores, arquétipos interferem diretamente na maneira como os usuários enxergam a sua empresa.
Em paralelo ao desenvolvimento do seu branding, pesquise mais a fundo sobre o público-alvo da marca. O que eles gostam? Como se comportam? O que querem consumir? Quais são as suas dificuldades do dia a dia e como a sua empresa pode ajudar? Relevância é sobre ser necessário.
Feito isso, você deve selecionar quais serão os canais de comunicação da empresa com os stakeholders. Se, para a sua estratégia, por exemplo, fizer sentido utilizar o Google, invista na criação de um site que atenda às diretrizes da comunidade. É importante que ele tenha um blog, viu? Só assim você vai conseguir trabalhar o tráfego orgânico.
Agora, chegou o momento de produzir conteúdo para as suas ações de tráfego orgânico. Pesquise sobre os temas mais procurados pelo público-alvo da sua marca e crie materiais de acordo com a plataforma em que eles vão ser compartilhados.
Monitore como os usuários estão interagindo com o seu conteúdo, teste formatos diferentes, faça formulários de pesquisa. E, o mais importante, tenha constância. Como falamos mais cedo, os retornos do tráfego orgânico são de médio a longo prazo. A sua frequência no dia a dia das pessoas, compartilhando materiais relevantes, vai fazer com que a sua marca seja lembrada pelas pessoas.