Gestão de Tráfego Digital e Marketing de Conteúdo

(48) 98846-9898

@joanadgtl

joana

Como vender no Instagram?

Como vender no Instagram?

E ai, quer aprender como vender no Instagram? Chegou a hora! Siga a leitura, faça anotações e me mande as suas dúvidas. Vamos crescer juntos. ?

Para vender no Instagram é preciso, primeiro, construir o modelo de negócio da sua empresa. Feito isso, e da mesma importância, é preciso estruturar a jornada que seu lead vai percorrer até chegar ao momento da compra. 

Entender as ferramentas que o Instagram proporciona aos empreendedores não é difícil. Com a prática diária, e boas fontes de pesquisa, logo você pega o jeito. O desafio está em desenvolver toda a comunicação que você vai ter com os seus futuros clientes.

No conteúdo de hoje vamos focar, especificamente, nas ferramentas e atualizações que o Instagram trouxe em 2024. Se você ainda não fez o seu Modelo de Negócio, ou estruturou a Jornada do Cliente, não se preocupe, vou deixar a indicação de dois conteúdos super úteis no final da leitura. 

Dados que nos inspiram a como vender no Instagram!

Como faço para vender no Instagram?

Não existe uma fórmula para vender no Instagram, tudo depende das estratégias que você adota para dialogar com o seu público. Apesar disso, podemos destacar alguns passos cruciais que nos ajudam a performar melhor na internet. E eles são o Branding e Identidade Visual.

Invista no Branding 

Dentro do Marketing, o branding, ou brand management, é a gestão das estratégias digitais que consolidam como as pessoas enxergam a sua empresa. Estas, relacionadas ao seu valor, propósito, identidade e ao seu posicionamento.

Quando as lideranças das empresas entendem que é preciso estruturar um processo para que os resultados sejam alcançados, elas passam a pensar mais estrategicamente sobre as ações que moldam o seu posicionamento e identidade no mercado.

A gestão de Branding envolve um planejamento a logo prazo, onde os signos que compõem a identidade visual da marca são estruturados para como a sua empresa é percebida pelas pessoas.

É por isso que ter um propósito, e ser fiel a ele, promove o crescimento sustentável das empresas. O seu público passa a percebê-las como lideranças do segmento e, então, confiam que elas terão as melhores soluções.

O Branding pensa além da logotipo das empresas, ele se relaciona diretamente com os sentimentos, sensações e percepções das pessoas. Mais uma vez, ser autêntico faz toda a diferença!

Crie uma Identidade Visual única 

A Identidade Visual é composta por elementos gráficos e visuais que, juntos, comunicam às pessoas quais são as ideias, valores e o propósito das empresas.

Essas características são passadas através do slogan, nome, tipografia, logo, cores e outras peças desenvolvidas pela equipe de Marketing Digital.

A identidade visual está diretamente relacionada a maneira como as pessoas enxergam as empresas, o que elas solucionam e como se posicionam no mercado.

Assim, quando o momento de tomada de decisão, ou compra, chega, as empresas passam a ser reconhecidas pelo seu público.

O primeiro passo para uma identidade visual de sucesso é ter clareza de quem você é, e como quer ser visto no mercado.

Como fazer a primeira venda no Instagram?

Lembrete: Um dia por vez para aprender a como vender no Instagram!

Bom, agora que já conversamos sobre Branding e Identidade Visual, chegou a hora de entendermos melhor como fazer a primeira venda no Instagram. 

Após criar a sua conta do seu negócio na rede social, é preciso separar um tempo para estruturar as estratégias de Tráfego Orgânico e Pago que serão utilizadas para alcançar as pessoas no Instagram.

Observação importante: você precisa ter uma conta no Facebook, assim como configurar os ativos necessários para criar campanhas pagas no Gerenciador de Anúncios.

Para fazer isso, você deve utilizar a Pesquisa de Mercado realizada durante o desenvolvimento do Modelo de Negócio, bem como os arquétipos de marca, cores e tipografias que compõem a Identidade Visual da sua empresa. 

Tráfego Orgânico

O Tráfego Orgânico é uma estratégia que busca alcançar as pessoas através de conteúdos informativos ou de entretenimento, estes, com mais chance de serem compartilhados, aumentando o engajamento da publicação e aparecendo com prioridade no Instagram. 

Ele pode ser composto por fotografias, sempre de boa qualidade e criatividade, ou vídeos que compartilhem informações e despertam a curiosidade das pessoas em conhecer a sua marca. Lembre-se sempre de utilizar o Instagram com constância e consistência, dessa forma, você pode aprender mais sobre o seu público-alvo com os algoritmos que a rede social gera. 

Dê atenção ao Tráfego Orgânico, viu? As pessoas, principalmente no Brasil, ainda não entendem a necessidade de compartilhar bons conteúdos para um retorno financeiro mais saudável. Além de posicionar a marca no ambiente digital ao trabalhar a sua autoridade, o Tráfego Orgânico também prepara a rede para receber campanhas pagas. 

Tráfego Pago 

Vamos começar desfazendo alguns boatos. Investir em Tráfego Pago não é sinônimo de sucesso empresarial. Muito menos de entrada de clientes para a carteira da empresa. Ele é uma estratégia que, quando bem estruturada, traz leads qualificados para dentro do negócio

E o que significa uma estratégia bem estruturada, afinal?

Entender as características do seu público-alvo, como ele se comporta na internet, quais são seus hábitos de consumo e, principalmente, as soluções que ele está procurando – e que você pode oferecer. Todas essas informações podem ser usadas para segmentar o público dentro do Gerenciador de Anúncios. 

O Tráfego Pago serve para impulsionar campanhas digitais, de preferência bem pensadas. Isso inclui testar as melhores abordagens textuais, de imagem, sonoras, e também em quais lugares, e quando, você vai aparecer. 

O que é bom para vender no Instagram?

Meus anos de experiência com Tráfego Digital mostraram que é possível “vender” de tudo no Instagram. A questão é como você vai fazer isso. Lembra que falamos sobre a Jornada do Cliente? Ela entra aqui. 

Apesar do Instagram oferecer ferramentas que facilitam a compra de produtos, o intuito da plataforma é fazer as pessoas socializarem. O primeiro passo é entender em que fase da jornada de compra a rede social vai ser necessária. Vou ilustrar dois possíveis casos: 

  • você vende produtos, possui um e-commerce e o conecta com o Instagram Shopping, encurtando a jornada de compra do cliente.
  • você presta serviços e usa o Instagram como um canal intermediário, que conecta o lead a central de vendas da sua empresa (para o whatsapp, por exemplo). 

H2: Como funciona a venda de produto no Instagram? 

Você já viu aquelas sessões separadas no feed e ficou pensando como funciona a venda de produto no Instagram? Agora eu vou te contar! Ela é feita através de um recurso disponibilizado pela rede social em 2018, o Instagram Shopping. 

Desde então, o Instagram Shopping vem se atualizando, sendo possível apresentar os seus produtos em categorias e fazer a sua marcação no próprio feed da conta. Ao clicar, o usuário é direcionado para fazer a compra dentro do seu e-commerce, ou através de um link de pagamento

E aí, gostou do conteúdo? Fez sentido? Deixa as suas percepções nos comentários, elas vão me ajudar a melhorar, cada vez mais, o que quero compartilhar com vocês aqui. 🙂 

Referências: 

Olá, precisa impulsionar sua empresa?